_MGS-CO & MOTRIZ
Responsabilidade e Impacto Social
Nesta parceria, MGS-CO Escritório de Projetos & Motriz Sociocultural
se unem para atender organizações do Terceiro Setor e empresas privadas, colaborando com a ideação, captação de recursos e execução de projetos de Responsabilidade Social, nas áreas da Cultura, Esporte, Socioambiental, Humanidades, Educação e outras que têm como principal objetivo a garantia de direitos e a transformação social.
Atualmente, atendemos organizações como: Instituto Mundo Novo (para a democratização da cultura e da educação); Mulheres da Parada (para a garantia da segurança alimentar); e Instituto Prosa (desenvolvimento comunitário de territórios em extrema vulnerabilidade socioeconômica), entre outras.
Sempre em um sistema colaborativo com a organização, nosso objetivo é impulsioná-las para a geração de novos negócios, expansão de sua rede de incentivadores e aumento do impacto em suas áreas de atuação.
Em alguns casos, colaboramos também com processos internos das organizações, nas áreas de prestação de contas, comunicação e relatoria de impacto para as instâncias governamentais e empresas privadas financiadoras, sempre focando na boa execução dos projetos, considerando seu ciclo completo de vida, da elaboração à aprovação das contas.
_Nossa consultoria
Desenvolvimento de projetos
Entendemos que o projeto social deve responder, de forma positiva, a uma ou mais necessidades implícitas na causa social sobre a qual a organização atua. Para isso, avaliamos o perfil da organização e elaboramos projetos que respondam às suas necessidades, considerando seus objetivos, quais os meios para atingi-los, quais os recursos necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados. Da elaboração do projeto, passando por sua execução, administração, comunicação e prestação de contas, orientamos a organização de maneira que os mecanismos disponíveis sejam aplicados corretamente, garantindo resultados consistentes.
Captação de recursos
Um dos maiores desafios das organizações é conseguir recursos para realizar seus projetos, tanto inéditos quanto contínuos. Nesse contexto, trabalhamos na arrecadação de fundos, sistematizando este trabalho levando em consideração suas metas a curto, médio e longo prazos. Nossos principais mecanismos de captação de recursos são as leis de incentivo, os fundos, emendas parlamentares e patrocínios diretos, para projetos de diferentes segmentos. Para cada área, um ou mais instrumentos são escolhidos, de acordo com o perfil da organização, sua carteira de parceiros, seus territórios de atuação, público beneficiário e capacidade de gestão. Este trabalho tem relação direta com a imagem da organização, por isso indicamos estratégias de comunicação e indicação da instituição, envolvendo outras ferramentas como eventos, financiamentos coletivos e campanhas gerais de doação.
Gestão organizacional
Para ter uma organização de sucesso, além de um propósito consistente e boa-vontade, é necessário conhecimentos nas áreas de planejamento e negócios. Transparência, contabilidade, mobilização de recursos e gestão de pessoas são indispensáveis para a permanência de sua operação. Após anos de atendimento na área de projetos, identificamos que muitas vezes os idealizadores das organizações têm boas ideias, chegam a captar os recursos para realizá-las, porém esbarram em fragilidades administrativas de suas próprias instituições, que geralmente possuem alto rendimento no trabalho desenvolvido na ponta, deixando a gestão de seus processos internos em segundo plano. Considerando este quadro, certas de que o sucesso de organizações da sociedade civil (OSCs) depende do seu profissionalismo e sustentabilidade, buscamos solucionar inconsistências na estrutura organizacional, otimizando os recursos existentes para a sua plena realização, capacitando as equipes, apoiando seu desenvolvimento através de práticas seguras de gestão no Terceiro Setor.
_Resultados em 2023
Primeiro trimestre
_Direção executiva
Mariana Guimarães
Mariana Guimarães é gestora de projetos desde 2004, somando mais de 18 anos de experiência em gestão de projetos e portfólios de impacto social. Até o momento, atuou no desenvolvimento de 28 projetos, entregando significativos resultados qualitativos e quantitativos para as organizações e escritórios com os quais colabora. Trabalha com a avaliação contínua de atividades e pessoas, orientando as equipes de maneira a gerar sinergia na realização do trabalho. Tem formação técnica em Artes Cênicas, graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Gestão de Projetos, além de cursos e certificações nas áreas ESG, Negócios, Direitos Humanos, Políticas Públicas, LGPD e Web. Somando-se à sua formação contínua, traz conhecimentos adquiridos em capacitações e práticas de elaboração de projetos, aprovação e gestão via leis de incentivos, e captação de recursos através de editais ou negociações diretas. Atuou como analista perita em Lei Rouanet por dois anos, junto ao Ministério da Cultura - MinC.
Ana Vargas
Ana Cristina Vargas é Relações Públicas e gestora nas áreas de responsabilidade social e produção cultural com mais de 30 anos de experiência. Especialista no desenvolvimento e implantação de projetos socioculturais, em leis de incentivo e em gestão do investimento social privado. Trabalhou por mais de 26 anos como gestora em empresas de médio e grande porte, gerindo equipes multidisciplinares próprias e terceirizadas, tendo respondido pelas áreas de comunicação, marketing, responsabilidade social e sustentabilidade. Atuou em organizações do terceiro setor como líder nas áreas operacional, de novos projetos e de captação. Em 2020 criou a Motriz Sociocultural, consultoria em criação, elaboração, produção, acompanhamento e avaliação de projetos socioculturais, mobilização de recursos e gestão do investimento social privado. Atualmente coordena o projeto Ilumina Zona Oeste (7ª edição), realizado por intermédio das Leis Rouanet e do ISS Rio. Desenvolve projetos e consultorias com diversos parceiros e atende empresas de variados portes. Integrante do Conexão Captadoras - Rede de atuação colaborativa entre mulheres captadoras para desenvolvimento de carreira e fomento de lideranças femininas.